Os seres humanos possuem três desejos básicos: se sentirem importantes, serem valorizados e reconhecidos e terem sua dignidade confirmada pelos outros.
As boas maneiras e a cortesia são as ferramentas que utilizamos para reconhecermos e demonstrarmos a importância da outra pessoa.
Em geral, quando nós contradizemos, corrigimos ou criticamos alguém, não é com o propósito de resolver alguma questão importante. Basicamente, esses procedimentos visam aumentar o sentimento de importância de um à custa do outro.
Uma boa dica é se fazer a seguinte pergunta:
- Será que importa mesmo que eu tenha razão?
Devemos, pois, decidir se queremos influenciar as ações das pessoas levando essa influência para o bem ou para o mal, em nosso benefício ou contra nós.
A crítica é considerada o campo minado das relações humanas, pois quando mal conduzida, pode provocar danos irreparáveis em relacionamentos sólidos.
Poucos são os que dominam a arte de criticar sem ferir um destes três desejos básicos, presentes em todas as pessoas.
Não há quem não seja afetado pela crítica.
É preciso saber criticar sem ferir a auto-estima do outro.
Não se critica a pessoa, mas sim a tarefa.
A crítica positiva não humilha e nem faz com que a pessoa se sinta ofendido ela deve motivá-la a trabalhar mais e melhor.
Quase todas as pessoas neuróticas e infelizes são muito dadas a criticar...
Se existir alguma pessoa que o irrite ou o tire do sério, tente buscar algo pelo qual possa elogiá-la; você verá que não só ela mudará de atitude como o seu próprio conceito de si mesmo irá mudar.
Devemos, além de fazer elogios sinceros, buscar elogiar os atributos da pessoa, e não a pessoa em si.
Uma das falhas mais freqüentes nas relações humanas é que buscamos aumentar a nossa auto-estima diminuindo a da outra pessoa. Aqueles que sempre apontam defeitos nos outros, menosprezando-os, mostram sinais de falta de auto-estima.
Como a arte de criticar é tão pouco conhecida e 99% das pessoas são tão ineptas a esse respeito, a simples palavra "crítica" provoca mal-estar.
No entanto, o verdadeiro propósito da crítica não deve ser rebaixar a outra pessoa, mas sim enaltecê-la. Não é ferir seus sentimentos, mas sim melhorar seu desempenho.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA CRÍTICA EFICAZ
Reserva
Para realmente cumprir seu objetivo, a crítica não deve provocar ou atingir o ego da outra pessoa. Deve buscar bons resultados finais. Ser uma correção de rota, e não uma arma para abater o ego do outro. O aspecto mais importante da crítica deve ser "Como o outro se sentirá ao recebê-la".
A mais leve forma de crítica, quando feita na presença de outra pessoa, fatalmente provocará ressentimentos. Isso fará com que o criticado se sinta desprestigiado.
Pessoas que estão habituadas a criticar o semelhante só quando têm platéia devem refletir sobre esse ponto, pois é bem provável que, agindo desse modo, estejam querendo enaltecer seu próprio ego à custa da humilhação dos outros.
Elogio como preâmbulo
Usar palavras amáveis ou fazer um elogio cria um cenário amigável, mostrando para a pessoa que não queremos atacar seu ego.
O elogio faz brotar nas pessoas o que elas têm de melhor e, assim, elas entendem quando uma crítica for necessária.
Elogiar antes de criticar abre a mente das pessoas.
Impessoalidade
A crítica deve ser impessoal. Criticando o ato, e não a pessoa, mostramos que ela é melhor que o erro cometido.
Apontamos para sua capacidade de fazer bem as coisas e que o erro foi apenas um acidente de percurso.
Fornecer soluções
Quando se mostra para alguém o que fez de errado, devemos, no mesmo momento, indicar a forma correta de fazer aquilo.
Todas as pessoas estão ansiosas por fazerem o que é correto, desde que saibam o que é
Solicitar colaboração
Obtemos mais resultados quando incentivamos as pessoas, fazendo com que elas mesmas queiram modificar sua atuação.
Unicidade
Deve-se procurar emitir só uma crítica por falta cometida. Não ficar ressuscitando erros passados.
Conclusão amistosa
Não deixar coisas suspensas para alimentarem discussões posteriores.
Finda a crítica, resolver, liquidar e enterrar a questão. Deixar que a última imagem na cabeça do outro seja o afago, e não a censura.
Devemos conservar o *fair play* ao ouvir qualquer crítica, evitando responder com uma série de réplicas. Esperar, ouvir primeiro, pensar para responder e, se for em presença de outras pessoas, dizer que não acha o local e a hora adequados para tratar do assunto, e que prefere fazer isso a sós.
Atualmente, no mercado de trabalho, uma das aptidões mais valorizadas no profissional é sua tolerância para ouvir críticas. Testa-se a sua capacidade de aceitar, de bom grado, uma censura sem perder a calma, e de provar depois que aprendeu com os próprios erros.
Quando alguém criticar seu desempenho em alguma área, peça sugestões para se aprimorar e melhorar seu desempenho. Ao final, agradeça o toque e a oportunidade para se corrigir."
Esse texto é de Maria Aparecida A. Araújo
Consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Marketing Pessoal, Cerimonial e Protocolo.
É membro do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear.
Formada em Letras, com Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa.
Diretora da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting, com 21 anos de experiência em atendimento de excelência ao cliente.
Coloquei aqui porque achei muito bom!
Texto maravilhoso, Tatjana, adorei! Passei por aqui para conferir as novidades e aproveito para deixar um grande abraço e um beijão para você. Desejo a você, querida amiga, ao Henrique e a todos os seus familiares um natal de muita paz, alegria e confraternização. Bjs
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